quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Preconceito Racial


Preconceito Racial

A composição étnica da sociedade brasileira é resultado de uma confluência de pessoas de várias origens étnicas diferentes, dos povos indígenas originais, até a chegada doscolonizadores portuguesesescravos negros africanos e de recentes ondas imigratóriasde europeusárabes e japoneses, além de outros povos asiáticos e de países sul-americanos. Abaixo, temos um gráfico que demontra as etnias presentes no Brasil:


No Brasil, o racismo contra os povos africanos é muito grande. Os índios, habitantes destas terras também sofreram preconceitos raciais em razão de suas etnias. Essas duas raças são as que mais sofrem com a discriminação, que perdura até os dias de hoje.
Também há certo preconceito com relação à pobreza, onde, em relação com o preconceito racial, pode aumentar ainda mais.
O preconceito racial e qualquer outra forma de preconceito não deveria existir. O que pode haver são diferentes opiniões, porém deve haver respeito entre a sociedade e conviver com as outras pessoas de forma passiva e democrática.
Na minha opinião as Cotas, por exemplo, são uma forma de demonstrar o racismo, pois quanto mais tentarmos diferenciar as etnias, mais iremos engrandecer esse problema. Assim, devemos pensar muito bem, e saber respeitar sempre as opiniões das pessoas, sem jugá-las e desrespeitá-las. Preconceito racial, jamais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário